Sistemas municipais de cultura, a lei Aldir Blanc e @s invisíveis!

Atualizado: Jul 17


Como está o Sistema de Cultura da sua cidade? Tem conselho de cultura? Tem fundo de cultura? Tem Plano de Cultura?!


Você sabe da lei Lei Aldir Blanc de emergência cultural? A cultura da sua cidade já esteve fora da emergência cultural?


Estão acontecendo por todo o Brasil jornadas de ação coletiva de agentes culturais de cada canto desse país para que os recursos dessa lei sejam entregues à quem de direito deve recebê-los;


Temos uma ferramenta que, se bem utilizada é muito poderosa!




É o conselho de cultura! Órgão onde a sociedade senta com o poder público e decide junto o que será feito com os recursos de cada município. Veja aqui o valor que seu município irá receber.


Como sabemos que para que haja transparência local é preciso a participação ativa dos conselhos começamos um mapeamento coletivo para saber quais cidades do Espírito Santo tem, qual não tem, onde tá ativo, desativo e por aí vai!


Abrimos um formulário simples e as respostas estão aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1by75TDFEUtn1zZCXFl3Z926ro2qjbR5tJHMG9HNCwPI/edit#gid=220680044


Mas, pensamos! Obviamente alguém já deve ter esses dados muito bem organizados e aí no dia na II Webconferência Caparaó Cultural sobre cadastramento cultural a subsecretária estadual de cultura Carolina Ruas foi perguntada sobre a realidade dos Sistemas Municipais de Cultura e nos disse que dos 78 municípios do Espírito Santo apenas 28 tem conselhos de cultura, ou seja, 50 não tem. Para a política cultural capixaba este dado além de preocupante é chocante diante do enorme desafio que vem por aí para a implementação da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural; Carol nos disse que o Sistema Nacional de de Cultura é a referência e lá íamos ver tudo isso! Aqui está o link do SNC http://snc.cultura.gov.br/adesao/


Ao receber esse link novamente a curiosidade ficou aguçada! E buscando cruzar os dados desse sistema nacional com o nosso sistema colaborativo pegamos as 17 cidades que responderam ao nosso questionário e fomos buscá-las no Sistema Nacional de Cultura.


Eureka! O Sistema Nacional de Cultura indicado pela Secretaria Estadual de Cultura está defasado! Então, estamos mais invisíveis do que pensávamos!


Das 17 cidades que preencheram nosso mapeamento: 4 estão desatualizadas (Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Cariacica e São Mateus). 4 municípios estão atualizados (Vitória, Baixo Guandu, Guaçuí e Venda Nova do Imigrante) e 6 simplesmente não aparecem na busca por nome (Mucurici, Guarapari, Mimoso, Montanha , Muqui e Alegre)


ACREDITE E COLABORE COM O MAPEAMENTO COLETIVO! Veja se sua cidade não está e preencha! Autonomia e participação! CLICA AQUI E PREENCHE O FORMULÁRIO:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScrzJ4HCaFNGMo6r-ZOyzf-WW-J0JAo0zf3Mz-9VrwrSYkuaw/viewform



Fabiola Melca

nóscapixabas.org

CADA LINK é UM NÓ ! Cada clique desata!

Quem deu esse nó, não soube dar! Esse Nós tá dado e eu desato já!


DADOS E LINKS DAS CIDADES QUE PARTICIPARAM ATÉ AGORA


4 Atualizados

Baixo Guandú http://snc.cultura.gov.br/adesao/detalhar/3200805

Vitóriahttp://snc.cultura.gov.br/adesao/detalhar/3205309

Guaçuí http://snc.cultura.gov.br/adesao/detalhar/3202306

Venda Nova do Imigrante http://snc.cultura.gov.br/adesao/detalhar/3205069


4 Desatualizados

Cariacica http://snc.cultura.gov.br/adesao/detalhar/3201308

Divino de São Lourenço http://snc.cultura.gov.br/adesao/detalhar/3201803

Domingos Martins http://snc.cultura.gov.br/adesao/detalhar/3201902

São Mateus http://snc.cultura.gov.br/adesao/detalhar/3204906


6 Não aparecem no sistema

Mucurici

Guarapari

Mimoso

Montanha

Muqui

Alegre


36 visualizações
 

Subscribe Form

©2020 por NóS CapixabaS_culturaS em redeS. Orgulhosamente criado com Wix.com